OS SERES VIVOS - OS CINCO REINOS
Todos os seres vivos originaram-se de ancestrais comuns, e a adaptação que tiveram a
diferentes ambientes transformou-se em suas características que tem atualmente. Ao analisar-mos as
diferenças e semelhanças entre os seres vivos torna-se possível sua
classificação. Atualmente existem classificações de até oito reinos mais 5 são os principais. As atuais classificações taxonômicas agrupam os reinos em três domínios: Archae (que inclui um grupo de procariontes conhecidos por arqueobactérias), Bacteria (bactérias e cianobactérias) e Eucarya (todos os eucariontes).
O sistema de classificação que foi proposto em 1969 por Robert Whittaker, em cinco diferentes reinos, é o mais adotado ,didáticamente falando, ressalvando que os vírus são acelulares, ou seja, não tem células e não se incluem em nenhum deles.
O sistema de classificação que foi proposto em 1969 por Robert Whittaker, em cinco diferentes reinos, é o mais adotado ,didáticamente falando, ressalvando que os vírus são acelulares, ou seja, não tem células e não se incluem em nenhum deles.
- Reino Monera: inclui as cianobactérias (antigamente chamadas de algas azuis ou cianoficeas) e as conhecidas bactérias. São unicelulares, autótrofas ou heterótrofas. Ao contrário de plantas, animais, protozoários, algas e fungos, os componentes deste reino são procariontes, quer dizer, formados por células sem núcleo organizado, com material genético disperso no interior do citoplasma.
- Reino Protista (ou Protoctista, como defendem muitos autores): abrange algas, protozoários e mixomicetos, seres autótrofos ou seres heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. As algas são eucariontes autótrofos; tem clorofila, mas não possuem o corpo diferenciado em raiz, caule e folhas; tampouco apresentam vasos condutores de seiva e outros tecidos organizados. Os protozoários são unicelulares, eucariontes e heterótrofos.
- Reino Fungi: inclui os fungos, que são heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. São eucariontes, ou seja, apresentam células com núcleo definido, delimitado pela carioteca. Reproduzem-se por esporos em pelo menos uma fase da vida. Nesse reino, estão os cogumelos, orelhas-de-pau, os bolores e as leveduras, são os fungos.
- Reino Plantae ou Metaphyta: inclui as plantas, que são eucariontes, autótrofos e pluricelulares, com tecidos definidos: briófitas (musgos), pteridófitas (samambaias e avencas), gimnospermas (pinheiros e sequóias) e angiospermas (plantas com frutos).
- Reino Animalia ou Metazoa: compreende os animais, seres eucariontes, pluricelulares e heterótrofos, são os animais maiores ou o pequenos de insetos para cima.
A seguinte chave dicotômica abaixo revela diferenças entre os seres vivos ora citados:
- Os Vírus não possuem estrutura celular.
- Bactérias e cianobactérias (reino Monera) possuem estrutura celular, mas não tem envoltório nuclear.
- Algas e protozoários (reino Protista) possuem envoltório nuclear, mas não tem células organizadas em tecidos diferenciados.
- Animais (reino Animalia) possuem tecidos, mas suas células não tem parede celular.
- Fungos (reino Fungi) possuem células com parede celular, mas não tem cloroplastos.
- Plantas (reino Plantae) possuem células com parede celular e cloroplastos.
Na
tabela abaixo vemos a classificação de Whittaker de uma forma muito
prática, na minha opinião. Notem apenas, que o texto deve ser português
de Portugal, pois temos alguns termos diferentes, tais como"amibas" no
lugar de amebas e etc.
Muito didático! =)
ResponderExcluir